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    1.9. DIVERSOS

    1.9.1. Onde posso encontrar o Adabas??

    O Adabas é um aplicativo comercial que trabalha com banco de dados compatível com o StarOffice.

    Na instalação, o StarOffice pede pra instalar o Adabas. A falta deste aplicativo não interfere no funcionamento do StarOffice.

    Você pode fazer o download do Adabas no seguinte endereço:

    http://www.adabas.com/download/

    Neste endereço, você encontrará os pacotes de instalação do Adabas e as informações pertinentes.

    1.9.2. Como abrir/salvar arquivos de outros aplicativos no StarOffice?

    Abrir:



    • Selecione Ficheiro-> Abrir

    • Clique em "Tipo de Ficheiro" e selecione o tipo do arquivo que deseja abrir.

    • Encontre o arquivo desejado e clique em "Abrir"

    Salvar:



    • Selecione Ficheiro-> Guardar

    • Clique em "Tipo de Ficheiro" e selecione o tipo do arquivo que deseja salvar.

    • Coloque o nome do arquivo e clique em OK.

    1.9.3. Como configurar as fontes no StarOffice?

    Vale sempre lembrar que as configurações de fontes podem ser realizadas de duas maneiras:



    1. Com algum texto selecionado. Neste caso, apenas o texto selecionadosofrerá as alterações da nova configuração.

      *Algumas dicas de seleção:*

      Coloque o cursor onde deseja que inicie a seleção e arraste-o.

      Coloque o cursor onde deseja que inicie a seleção e, segurando a tecla CTRLpressionada, use as setas para selecionar.

      Clique no início da área a ser selecionada, segure a tecla SHIFT pressionada e clique no fim da área que deseja selecionar.

      Duplo-clique em cima de uma palavra seleciona-a.

      Três cliques seguidos seleciona-se o parágrafo.

      Use a tecla CTRL para adicionar seleções à área selecionada: selecione uma área, mantenha pressionada a teclaCTRL e selecione outra área. As duas serão selecionadas. Este recurso é útil para seleção de áreas não-contíguas.

      CTRL-A: Seleciona todo o texto.

    2. Sem texto algum selecionado. Neste caso, as novas configurações serão aplicadas ao texto a ser digitado.

      Podemos formatar fontes através da barra de objetos ou do menu Formatar > Caracteres.

      Barra de Objetos:

      Temos os seguintes elementos que podem ser usados para formatar as fontes (caracteres):



      • Lista Aplicar Estilo: Aplica o estilo selecionado ao texto.

      • Lista Nome do Tipo da Letra: Aplica a fonte descrita pelo nome ao texto(arial, Times New Roman, etc...)

      • Lista Tamanho da Letra: Aplica o tamanho especificado à fonte.

      • Botão Negrito (F): Aplica negrito ao texto (o texto torna-se mais espesso)

      • Botão Itálico (k): Aplica itálico ao texto (o texto se inclina para a direita)

      • Botão Sublinhado (U): Aplica sublinhado ao texto (o texto fica sublinhado)

      • Botão Cor do Caractere (A): Especifica a cor do texto. Escolha a cor da lista.

      • Botão Cor de Fundo dos Caracteres (A): Especifica a cor do fundo do texto. Escolha a cor da lista.

      Menu Formatar-> Caracteres Acessando este menu, temos acesso à janela de formatação, com a guia caracteres ativa. Todas as opções listadas acima para a Barra de Objetos estão presentes aqui, com alguns acréscimos:

      Tipo da Letra: A vantagem de se utilizar esta janela ao invés da barra é que aqui podemos visualizar qual fonte estamos escolhendo, no campo Previsualizar.

      Efeitos: Alguns efeitos interessantes.



      • Contorno

      • Sombra

      • Sublinhar

      • Rasurar

    1.9.4. Como configurar a página para impressão no StarOffice?



    • Selecione o menu Formatar-> Página. Clique na guia "Página".

    • Preencha os campos:

    Margens: Defina os valores para as margens esquerda, direita, superior e inferior.

    Formato de Papel: Escolha o formato do seu papel na lista, ou entre com os valores nos campos Largura e Altura.

    Especifique se a impressão se dará na Vertical ou Horizontal em relação à folha.

    Configurar Página: escolha quais páginas serão configuradas: se somente as páginas da esquerda, se somente as da direita, se todas.

    Numeração: Escolha o tipo de numeração a ser aplicado às páginas definidas.

    Depois de tudo configurado, clique em OK.

    1.9.5. Como utilizar as funções de Copiar e Colar no StarOffice?

    As funções de Copiar e Colar são úteis, pois permitem que áreas de texto, imagens, planilhas, enfim, qualquer coisa que possa ser selecionada, seja copiada entre diferentes locais do mesmo documento ou de documentos diferentes. É possível copiar um texto de um documento do StarWriter para dentro de uma planilha do StarCalc, por exemplo, e vice-versa.

    Para se copiar elementos, selecione-os e pressione as teclas CTRL-C, ou selecione Editar-> Copiar, na Barra de Menus, ou clique no botão "Copiar" na Barra de Objetos.

    Os elementos copiados são copiados para a área de transferência, uma espécie de depósito virtual de seu computador. Eles ficarão lá até que outra seleção seja copiada (ou recortada, como veremos adiante) ou até que se desligue o computador.

    Para colocar sua seleção em outro ponto do documento (ou em outro documento), posicione o cursor no ponto aonde quer que seja inserida sua seleção e cole-a. A operação de Colar significa pegar o que estiver na área de transferência e inserí-la no ponto do cursor. Para colar, utilize as teclasCTRL-V, ou selecione Editar-> Colar, ou clique no botão "Colar".

    Além do Colar, existe também o Colar Especial. Com este comando, pode-se escolher o formato dos elementos a serem colados no documento.

    Pode-se, também, utilizar o comando Cortar, ao invés do Colar. Seu funcionamento é quase o mesmo do Copiar, com a diferença que o texto recortado é _movido_ para a área de transferência. Ou seja: quando se recorta uma seleção, ela é apagada do seu local original e passa a existir apenas na área de transferência. Quando for dado o comando Colar ela voltará a ser vista, em sua nova posição. Utiliza-se a função Recortar+Colar para mover elementos.

    Para recortar: utilize as teclasCTRL-X, ou selecione Editar-> Cortar, ou pressione o botão "Cortar".

    Outra maneira de mover elementos é selecioná-los com o mouse e, clicando sobre eles, arrastá-los para onde se deseja.

    1.9.6. Quais são e como utilizar os recursos de auto-ortografia e correção do StarOffice?

    Contamos com a "Auto-ortografia" e com a "Verificação Ortográfica".

    A Auto-ortografia é um recurso que verifica o texto à medida que ele é digitado. As palavras que não constarem no dicionário do StarOffice são sublinhadas de vermelho. Para ativá-la, selecione Ferramentas->Ortografia->Verificação Automática ou clique no botão "Auto-ortografia"na barra de objetos. Para corrigir uma palavra que esteja sublinhada pelo StarOffice, clique sobre ela com o botão direito do mouse (esquerdo se você for canhoto) e selecione a opção correta. Caso o programa não apresente sugestões, você pode adicionar a palavra ao dicionário (o programa nunca mais a marcará como errada) ou mandar ignorar a palavra em questão (o programa simplesmente a ignorará, retirando o sublinhado).

    A Verificação Ortográfica verifica o documento todo, desde o início, ou apenas o texto que estiver selecionado (se houver algum).Correção Ortográfica" será mostrada:Pode-se usar o botão "Ortografia, na barra de objetos.



    • Palavra: mostra a palavra que o dicionário não reconheceu

    • Sugestões: mostra palavras sugeridas que poderiam (no ponto de vista do programa) substituir a palavra não reconhecida. Caso deseje substituir a palavra 'errada' por uma sugestão, selecione-a e clique em "Substituir".

    • Idioma: Seleciona a língua na qual o dicionário deve se basear.

    • Dicionário: Seleciona o dicionário a ser usado na verificação.

    • Ignorar: Ignora a palavra não reconhecida e passa para a próxima.

    • Ignorar sempre: O programa ignorará a palavra não reconhecida até o fim do documento.

    • Substituir: conforme descrito acima.

    • Substituir Sempre: Sempre que o programa encontrar a palavra não reconhecida indicada em "Palavra:" ele substituirá pela palavra escolhida em "Sugestões". É válido para a sessão corrente apenas.

    • Adicionar: Adiciona a palavra não reconhecida no dicionário atual. Essa palavra nunca mais será marcada como 'errada', mesmo em outros documentos.

    1.9.7. Posso utilizar arquivos do MS Office no StarOffice?

    Versões Compatíveis



    • MS MacWord 5.x

    • MS WinWord 2.x

    • MS WinWord 5

    • MS WinWord 6.0

    • MS Word 6.x

    • MS Word 95

    • MS Word 97/2000

    • MS Excel 4.0

    • MS Excel 5.0

    • MS Excel 95

    • MS Excel 97/2000

    • MS Access 97

    • MS PowerPoint 97/2000

    Para importar arquivos:



    1. Selecione Ficheiro-> AutoPiloto Importação Microsoft Clique "Seguinte"

    2. Especifique de qual aplicativo deseja importar (Word, Excel ou Power-Point)

    3. Especifique onde encontram-se os modelos e os arquivos do aplicativo selecionado no item 2.

    4. Especifique para qual diretório deseja enviar os arquivos importados Clique "Seguinte"

    5. Confira os dados mostrados no resumo. Clique "Importar"

    1.9.8. Como imprimir um documento do StarOffice?

    Verifique se a impressora está configurada para funcionar no StarOffice (menu Ficheiro-> Configuração da Impressora).

    Verifique se o papel que se encontra na impressora é do mesmo formato que está configurado no formato da página (menuFicheiro-> .......) e no programa de configuração da impressora.



    • Utilize o menu Ficheiro-> Imprimir..., ou pressione as teclasCTRL-P.

    • Verifique se a impressora correta está sendo mostrada no campo "Nome". caso contrário, selecione a impressora correta.

    • Clique em "Propriedades" para conferir as configurações de papel e cores da impressora.

    • Em "Área de impressão", defina se quer imprimir todo o documento ou apenas parte dele. Para intervalos de páginas, use, por exemplo, 3-15 (ou seja: imprimir da página 3 até a página 15)

    • Em "Exemplares", defina o número de cópias.

    • Clique OK .

      Pode-se imprimir utilizando-se o botão "Imprimir Ficheiro" da barra de funções. Ao clicar neste botão, o arquivo será enviado direto para a impressora, seguindo as configurações definidas no menu Ficheiro -> Configuração da Impressora.

    1.9.9. Como gravar e executar uma macro?

    Macros são conjuntos de comandos utilizados para facilitar sua vida, ajudando a agilizar a execução de tarefas repetitivas. O funcionamento de uma macro é assim: grava-se um certo número de comandos (procedimentos) e dá-se um nome a esse conjunto. Quando executa-se esse conjunto (macro) todos os comandos contidos nele serão executados. Uma macro pode conter um sem-número de comandos, que serão executados em ordem. Em casos mais avançados pode-se utilizar o StarBasic, uma linguagem de programação utilizada no StarOffice (note porém que programação de macros e StarBasic não fazem parte do escopo de atendimento do suporte StarOffice)

    Como gravar uma Macro:

    Selecione Ferramentas-> Macro

    Dê um nome à macro e clique no botão Gravar. A partir deste momento, todas as ações do mouse e teclado serão gravadas.

    Após terminar todos os comandos e ações que deseja incluir na macro, clique no botão "Terminar Gravação"

    Para executar uma macro:

    Selecione Ferramentas->Macros...

    Selecione a macro que se deseja executar.

    Clique em "Executar".

    Criando um botão para uma macro

    SelecioneVer-> Barras de Ferramentas-> Personalizar

    Em categoria, selecione "StarOffice Macros BASIC" .

    Localize a macro desejada e selecione-a.

    Escolha um ícone na parte superior da janela e arraste-o para a barra de objetos ou de funções.

    1.9.10. Adicionando fontes TrueType no StarOffice.

    Execute primeiramente os tópicos de "Como configuro usar fontes TrueType no meu X?"



    • Após adicionar as fontes TrueType no XFree, basta seguir os passos abaixo para adicioná-las também ao StarOffice:

    • Abra um terminal no ambiente gráfico ( xterm ).

    • Entre no seguinte diretório;

          [root@localhost root]# cd /opt/Office51/bin/
      
    • Digite o seguinte comando;

          [root@localhost bin]# ./spadmin
      
    • Será aberta uma tela " Configuração da impressora"

    • Clique em "Adicionar tipos de letra..."

    • Clique em "Localizar".

    • Coloque o caminho até o diretório onde estão as fontes TrueType

    • Clique em "Criar diretório"

    • Clique em "OK"

    • Clique em "Inicializar atalho"

    • Clique em "OK"

    • Todos os aplicativos do StarOffice irão adotar as novas fontes TrueType exceto o Star Write, ou seja, será necessário subsitituir um tipo de fonte existente por uma TrueType, segue abaixo o procedimento:

    • Abra o Star Write clicando em "Novo documento" .

    • Clique no menu "Ferramentas"

    • Clique no submenu "Opções"

    • Clique sobre "Substituição de tipos de letra"

    • No campo "Tipo de letra" selecione o tipo de letra que será substituida

    • No campo "Substituir por" selecione a nova letra TrueType.

    • Clique no botão "Aplicar" .

    • Após clicar em "Aplicar" marque o quadrado "Sempre"

    • Clique em "OK"

    • Selecione a letra que foi substituida e assim será utilizada a nova letra TrueType.

    1.9.11. Gostaria de uma explicação das funcões básicas do StarOffice:

    O StarOffice é uma poderosa suite de aplicativos, muito parecida com o Microsoft Office(R), apresentando básicamente os mesmos aplicativos.

    Organização

    O StarOffice é organizado em 3 áreas principais a seguir:

    Explorer: menu organizado por tópicos, onde tem-se assistentes dos diversos aplicativos do StarOffice.

    Beamer: contém diretórios com as principais pastas de trabalho do StarOffice.

    Desktop como o nome diz, serve para chamar através de uma protótipo padrão os diversos aplicativos desta suite.

    Menus

    Agora vamos ver as principais opções dos menus do StarOffice.

    Ficheiro:

    Novo - pode-se escolher entre vários templates dependendo da aplicação desejada.

    Guardar Como - pode-se escolher para salvar como tipo:

    MS Word 97

    MS Word 95

    MS Excel 97

    MS Excel 95

    Editar:

    Opções normais, copiar, colar, cortar, etc.

    Ver:

    Explorer - mostra ou não na sua tela do lado direito o Explorer, que é uma das áreas do StarOffice.

    Beamer - mostra ou não na sua tela, encima do lado esquerdo o Beamer, que é uma das áreas do StarOffice.

    Barras de Ferramentas - mostra ou não, as barras de ferramentas disponíveis para o StarOffice.

    Ecrã Inteiro - mostra o Desktop do StarOffice em toda a tela do seu monitor

    Desktop Integrado - literalmente retira as bordas da janela do seu gerenciador gráfico, ficando o StarOffice ocupando a maior parte possível da tela.

    Ferramentas:

    Macro - podem ser criadas macros para automatizar tarefas do sistema.

    Configuração

    Menu - aqui pode-se configurar o menu do StarOffice, alterar o nome dos ítens de menu.

    Teclado - aqui podem-se remapear as funções de cada tecla especial, de acordo com a necessidade específica de cada usuário.

    Barra de Estado - os campos que irão aparecer na barra de estado.

    Barras de Ferramentas - pode-se criar, apagar, personalizar cada uma das barras de ferramentas que possui o StarOffice.

    Acontecimentos - podem-se associar eventos como: iniciar programa, fechar programa, com macros em StarBasic e JavaScript.

    Opções

    Geral - configure as opções gerais, que servem para todos os módulos do StarOffice, como Nome, Endereço, Cores padrão a serem utilizadas pelo sistema, etc...

    Internet - configure aqui a especificação do seu servidor proxy, as configurações de busca na internet, etc...

    Browser - aqui você define o tamanho que deseja para o seu cache, se deseja ou não aceitar cookies, se deseja ou não suporte a java.

    Documento de texto - defina os parâmetros do seu editor de textos StarWriter, formatação, salvar, etc...

    Documento HTML - aqui definem-se os parâmetros para os documentos em HTML, itens que são visualizados ou não, cores padrão, etc...

    Folha de Cálculo - configure aqui os elementos que deseja visualizar na planilha, formato da data, casas decimais, etc...

    Apresentação - configure a sua unidade de medida, se as réguas estão visíveis ou não, qualidade da impressão, os objetos que serão impressos, etc...

    Desenho - configure a unidade de medida, os objetos que serão visíveis, as réguas, a tabulação, etc...

    Imagem - configure as propriedades da sua imagem, como intensidade, brilho, contraste, tons de cinzento, etc...

    Fórmula - configure a escala do texto, os dados que serão impressos. Isto no seu StarMath

    Janela - opções gerais, em janela, horizontal, vertical, etc...

    Ajuda - aqui você tem a ajuda on-line sobre o seu StarOffice. Ela apresenta algumas deficiências e precisa ser melhorada.

    1.9.12. Como configurar o StarOffice para salvar automaticamente?



    • Selecione o menuFerramentas-> Opções -> Geral-> Guardar

    • Marque a opção "Criar sempre cópia de segurança"para que o StarOffice crie um arquivo de backup no diretório especificado em Ferramentas-> Opções-> Atalhos-> Cópia de Segurança

    • Marque a opção "Guardar automaticamente a cada XX minutos", especificando o intervalo entre cada gravação.

    • Clique OK

    1.9.13. Como salvar meus documentos com senha?

    Este procedimento é utilizado quando se deseja proteger um documento de forma que só o leia quem tiver acesso à senha.

    Selecione o menuFicheiro-> Salvar. Após realizar os procedimentos normais para salvar, marque a opção "Guardar com Senha".

    Ao clicar OK , uma janela pedirá a senha.

    Digite a senha e clique OK .

    Confirme a senha, digitando-a mais uma vez e clique OK.

    ATENÇÃO: Se a senha for esquecida, NÃO haverá como abrir o documento novamente.