|
-
Selecione com o mouse o objeto a ser editado.
-
Vá ao menu->
-
Abrirá uma janela chamada "Efeitos 3D". Trabalhe com as
diversas opções desta janela.
Obs: Depois que a janela "Efeitos 3D" estiver aberta qualquer
outro objeto em 3D pode ser selecionado.
-
Primeiro selecione dois objetos (usando o mouse e segurando a
tecla SHIFT).
-
Depois vá ao menu->
-
Na caixa de diálogo que aparecerá, defina o
número de passos entre os dois objetos.
Obs: Sólidos geométricos (objetos 3D) não
habilitam a opção de morphing no menu Editar.
Agrupar objetos significa fazer com que o conjunto se comporte
como um único objeto, por exemplo, quando se edita a cor,
todos os objetos agrupados passam a ter a cor escolhida. Quando se
move um objeto todos os outros o acompanham, quando se seleciona um
contorno todos os objetos assumem esse contorno, e assim por
diante.
Para agrupar objetos siga os seguintes passos:
-
Primeiro pressione e mantenha pressionada a tecla SHIFT. Em seguida selecione os objetos a serem
agrupados, com um clique do mouse, um por um.
-
Depois vá ao menu ->, e
pronto.
Para desagrupar os objetos vá ao menu->
Este é um exemplo para trabalhar com pontos em uma
reta.
-
Primeiro desenhe uma reta usando a ferramenta "Linhas e setas"
na barra de Ferramentas. Selecione a linha criada (apenas clique
nela)
-
Se a Barra de Objetos não sofrer uma
modificação nos seus ícones, então
clique no ícone "Editar pontos" na mesma barra.
-
Agora os ícones na Barra de Objetos servem para a
manipulação de pontos. Alguns ícones só
podem ser acessados quando um ponto da figura for selecionado. Para
isso, basta dar um clique de mouse sobre um ponto da reta (figura).
Geralmente esse ponto é um pequeno quadrado esverdeado.
Este procedimento também serve para polígonos.
Para alterar a seqüência de um objeto em
relação a outros faça o seguinte:
-
Clique no ícone "Disposição" que se
encontra na Barra de Ferramentas, com um clique longo para que
ative a barra flutuante e arraste-a para sua janela de
trabalho.
-
Nesta janela existem sete ícones para alterar a
seqüência de objetos:
-
"Para frente": Coloca o objeto selecionado em primeiro
plano.
-
"Mais para frente": Coloca o objeto selecionado um plano mais
acima.
-
"Mais para trás": Leva o objeto selecionado um plano mais
abaixo.
-
"Enviar para trás": Leva o objeto selecionado para o
último plano.
-
"Frente ao objeto": Coloca o objeto à frente de um outro
objeto selecionado posteriormente.
-
"Atrás do objeto": Leva o objeto para trás de um
outro objeto selecionado posteriormente.
-
"Inverter": Inverte a posição de dois objetos
selecionados.
Para desenhar um quadrado faça o seguinte:
-
Vá ao ícone "Retângulo" na barra de
ferramentas do StarDraw, pressione o botão esquerdo do mouse
por alguns segundos, quando aparecer a caixa de diálogo
selecione o ícone "Quadrado". Haverá dois quadrados.
Selecione o preenchido se quiser desenhar um quadrado preenchido
com cor ou textura. Selecione o vazio se quiser somente uma
moldura.
-
A seguir vá para a área de desenho, presione o
botão esquerdo do mouse e arraste-o sem soltar. Quando o
quadrado atingir o tamanho desejado solte o botão do
mouse.
Obs: Se quisermos fazer uma alteração
proporcional, ou seja, alterar o tamanho da figura sem perder as
suas proporções, é só redimensionar
segurando na tecla SHIFT.
-
Clique no menu ->
-
Aparecerá uma janela com o nome "Abrir". Na caixa de
seleção "Nome de ficheiro:" coloque o nome do arquivo
do StarDraw que você quer abrir. Ou então, selecione o
arquivo desejado do StarDraw com o mouse. Para facilitar a
seleção de arquivos vá com o mouse até
a caixa de seleção "Tipo de ficheiro:" e selecione
apenas os arquivos do StarDraw. Assim aparecerão apenas os
arquivos referentes ao StarDraw. Depois escolha o arquivo
desejado.
-
Clique no botão Abrir.
Para rotacionar objetos no StarDraw faça o seguinte:
-
Selecione o objeto a ser selecionado.
-
Vá ao menu->
.
Use a janela Posição e Tamanho para rotacionar o
objeto.
Para desenhar um círculo faça o seguinte:
-
Vá ao ícone "Elipse" na barra de ferramentas do
StarDraw. Pressione o botão esquerdo do mouse por alguns
segundos, quando aparecer a caixa de diálogo selecione o
ícone "Círculo". Haverá dois círculos.
Selecione o preenchido se quiser desenhar um círculo
preenchido com cor ou textura. Selecione o vazio se quiser somente
uma moldura.
-
A seguir vá para a área de desenho, presione o
botão esquerdo do mouse e arraste-o sem soltar. Quando o
círculo atingir o tamanho desejado solte o botão do
mouse.
-
Obs: Se quiser fazer uma alteração proporcional,
ou seja, alterar o tamanho da figura sem perder as suas
proporções, é só redimensionar
pressionando a tecla SHIFT.
Para rotacionar objetos 3D faça o seguinte:
-
Vá até a Barra de Ferramentas e escolha a
ferramenta "Efeitos".
-
Escolha a opção "Rodar" no menu suspenso
"Efeitos". Clique sobre a figura em 3D e arraste o mouse para
rotacionar o objeto.
Combinar objetos significa fazer com que o conjunto se comporte
como um único objeto. Por exemplo, quando se edita a cor,
todos os objetos escolhidos passam a ter a mesma cor. Uma
característica interessante da combinação
é o fato de que quando dois objetos se sobrepõe a
região em sobreposição é ignorada, ou
seja, no seu lugar surge um buraco.
Para combinar objetos faça o seguinte:
-
Primeiro selecione os objetos. Clique nos objetos que se quer
selecionar junto com a tecla SHIFT
pressionada.
-
Depois vá ao menu ->
Para descombinar vá ao menu ->
-
Primeiro selecione o objeto a ser convertido.
Vá ao menu->
ou,
Vá ao menu->
->
Podemos ajustar texto a um objeto. Para alinhar um texto a um
objeto faça o seguinte:
-
Crie um objeto, por exemplo uma curva a mão livre, usando
a ferramenta "Curva feita a mão".
-
Selecione o objeto criado, clique na ferramenta "Texto" na barra
de ferramentas e começe a digitar um texto qualquer (dentro
do objeto criado! Sem criar uma nova caixa de
edição!).
-
Selecione o texto digitado, com o mouse e a tecla SHIFT até que todo o texto fique com uma tarja
preta. Vá ao menu ->
e formate o tamanho,
tipo, cor, etc... de letras.
-
Vá ao menu ->
. Aparecerá uma
janela chamada "FontWork".
Selecione alguma opção do FontWork, como por
exemplo "Inclinar na horizontal". Pronto, já temos um texto
alinhado a um objeto.
Obs: O FontWork possui muitas opções diferentes.
É necessário que o usuário teste cada uma para
saber como elas trabalham.
Este é um exemplo para transformar uma reta em curva.
-
Primeiro desenhe uma reta usando a ferramenta "Linhas e setas"
na barra de Ferramentas. Selecione a linha criada (apenas clique
nela)
-
Se a Barra de Objetos não sofrer uma
modificação nos seus ícones, então
clique no ícone "Editar pontos" na mesma barra.
-
Selecione um ponto da reta (normalmente o maior). Vá
até a Barra de Objetos e clique no ícone "Converter
em curva". Um novo ponto aparecerá na reta. Arraste esse
novo ponto pela tela e trabalhe como quiser com a curva.
Este procedimento também serve para polígonos.
-
Vá ao menu ->
-> ->
-
Na janela "Import" escolha a textura desejada.
-
Para se criar efeitos com caracteres primeiro é preciso
digitar algo com a ajuda da ferramenta "Texto" na barra de
ferramentas do StarDraw.
-
Selecione um texto. Depois vá ao menu ->, depois selecione um tipo de
caracter, determine um tamanho, uma cor e defina alguns
efeitos.
Uma opção interessante do StarDraw é o uso
de níveis, ou camadas. Em cada camada pode ser desenhada uma
parte do desenho, facilitando desta forma a edição
das partes.
Acompanhando os passos seguintes é possível
desenhar um helicóptero num céu de chuva:
-
Vá ao menu-> .
-
Altere o nome do nível para céu.
-
Selecione o modo de nível junto à barra de rolagem
horizontal; a seguir selecione o nível céu.
-
Vá ao menu ->-> e selecione a imagem
opt/office52/share/gallery/photos/clouds.jpg.
-
Vá ao menu ->
Altere o nome do nível para heli.
-
A seguir selecione o nível heli junto à barra de
rolagem horizontal.
-
Vá ao menu ->
->
-
Selecione a imagem
/opt/office52/share/gallery/clipart/helicptr.wmf
-
Aproxime a figura do helicóptero com o zoom que se
encontra em forma de uma lupa na barra de ferramentas.
-
Agora selecione a área do fundo, as nuvens.
-
Agora selecione novamente o helicóptero (é um
pouco difícil fazer isso).
-
Para selecionar o helicóptero e editá-lo teremos
que:
-
Selecionar na barra de rolagem horizontal o ícone Modo
nível.
-
Selecionar o nível céu.
-
Dar um clique com o botão direito do mouse sobre a guia
céu; na caixa de diálogo selecionar "Modificar
nível".
-
Na caixa de diálogo desmarcar a opção
"Visível".
-
A partir de agora poderemos selecionar a figura do
helicóptero sem problemas.
-
A imagem de fundo fica invisível, facilitando a
edição do helicóptero; para voltar a ver o
fundo basta marcar a opção "Visível"
novamente.
-
Vá até a barra de ferramentas e selecione o
ícone Objetos 3D.
-
Haverá um menu suspenso com seis opções de
sólidos geométricos.
-
É só escolher um deles.
A vetorização de bitmaps basicamente se resume em
converter uma imagem (bitmap) em vetorial. Para isso faça o
seguinte:
-
Primeiro abra um bitmap. Vá ao menu -> -> abra uma imagem.
-
Clique em abrir.
-
Selecione o objeto bitmap.
-
Vá ao menu ->
-
Abrirá uma nova janela. Regule as
predefinições, previzualize; caso esteja satisfeito
clique no botão OK.
Para inserir texto no StarDraw faça o seguinte:
Vá a barra de ferramentas e clique por alguns segundos
sobre o ícone "Texto". Aparecerá uma pequenaja nela
com três opções para inserção de
texto. Mova a janela para a área de trabalho do StarDraw e
escolha uma das opções:
-
"Texto": Cria uma caixa de texto dentro da qual poderemos
digitar um texto.
-
"Ajustar texto à moldura": Cria uma caixa de texto que,
quando modificada em tamanho, faz com que o tamanho dos caracteres
a acompanhem.
-
"Legenda": Cria uma caixa de texto com uma linha de chamada.
|
|