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    1.7. STARDRAW

    1.7.1. Como editar as propriedades dos objetos 3D?



    1. Selecione com o mouse o objeto a ser editado.

    2. Vá ao menuFormatar->Efeitos 3D...

    3. Abrirá uma janela chamada "Efeitos 3D". Trabalhe com as diversas opções desta janela.

      Obs: Depois que a janela "Efeitos 3D" estiver aberta qualquer outro objeto em 3D pode ser selecionado.

    1.7.2. Como fazer morphing no StarDraw?



    1. Primeiro selecione dois objetos (usando o mouse e segurando a tecla SHIFT).

    2. Depois vá ao menuEditar->Morphing.

    3. Na caixa de diálogo que aparecerá, defina o número de passos entre os dois objetos.

      Obs: Sólidos geométricos (objetos 3D) não habilitam a opção de morphing no menu Editar.

    1.7.3. Como agrupar e desagrupar objetos?

    Agrupar objetos significa fazer com que o conjunto se comporte como um único objeto, por exemplo, quando se edita a cor, todos os objetos agrupados passam a ter a cor escolhida. Quando se move um objeto todos os outros o acompanham, quando se seleciona um contorno todos os objetos assumem esse contorno, e assim por diante.

    Para agrupar objetos siga os seguintes passos:



    1. Primeiro pressione e mantenha pressionada a tecla SHIFT. Em seguida selecione os objetos a serem agrupados, com um clique do mouse, um por um.

    2. Depois vá ao menu Modificar->Agrupar, e pronto.

      Para desagrupar os objetos vá ao menuModificar->Desagrupar.

    1.7.4. Como trabalhar com pontos no StarDraw?

    Este é um exemplo para trabalhar com pontos em uma reta.



    1. Primeiro desenhe uma reta usando a ferramenta "Linhas e setas" na barra de Ferramentas. Selecione a linha criada (apenas clique nela)

    2. Se a Barra de Objetos não sofrer uma modificação nos seus ícones, então clique no ícone "Editar pontos" na mesma barra.

    3. Agora os ícones na Barra de Objetos servem para a manipulação de pontos. Alguns ícones só podem ser acessados quando um ponto da figura for selecionado. Para isso, basta dar um clique de mouse sobre um ponto da reta (figura). Geralmente esse ponto é um pequeno quadrado esverdeado.

      Este procedimento também serve para polígonos.

    1.7.5. Como alterar a posição de um objeto? Como colocá-lo mais para frente ou mais para trás, por exemplo?

    Para alterar a seqüência de um objeto em relação a outros faça o seguinte:



    1. Clique no ícone "Disposição" que se encontra na Barra de Ferramentas, com um clique longo para que ative a barra flutuante e arraste-a para sua janela de trabalho.

    2. Nesta janela existem sete ícones para alterar a seqüência de objetos:



    • "Para frente": Coloca o objeto selecionado em primeiro plano.

    • "Mais para frente": Coloca o objeto selecionado um plano mais acima.

    • "Mais para trás": Leva o objeto selecionado um plano mais abaixo.

    • "Enviar para trás": Leva o objeto selecionado para o último plano.

    • "Frente ao objeto": Coloca o objeto à frente de um outro objeto selecionado posteriormente.

    • "Atrás do objeto": Leva o objeto para trás de um outro objeto selecionado posteriormente.

    • "Inverter": Inverte a posição de dois objetos selecionados.

    1.7.6. Como desenhar um quadrado?

    Para desenhar um quadrado faça o seguinte:



    1. Vá ao ícone "Retângulo" na barra de ferramentas do StarDraw, pressione o botão esquerdo do mouse por alguns segundos, quando aparecer a caixa de diálogo selecione o ícone "Quadrado". Haverá dois quadrados. Selecione o preenchido se quiser desenhar um quadrado preenchido com cor ou textura. Selecione o vazio se quiser somente uma moldura.

    2. A seguir vá para a área de desenho, presione o botão esquerdo do mouse e arraste-o sem soltar. Quando o quadrado atingir o tamanho desejado solte o botão do mouse.

      Obs: Se quisermos fazer uma alteração proporcional, ou seja, alterar o tamanho da figura sem perder as suas proporções, é só redimensionar segurando na tecla SHIFT.

    1.7.7. Como abrir um arquivo do StarDraw?



    1. Clique no menu Ficheiro-> Abrir...

    2. Aparecerá uma janela com o nome "Abrir". Na caixa de seleção "Nome de ficheiro:" coloque o nome do arquivo do StarDraw que você quer abrir. Ou então, selecione o arquivo desejado do StarDraw com o mouse. Para facilitar a seleção de arquivos vá com o mouse até a caixa de seleção "Tipo de ficheiro:" e selecione apenas os arquivos do StarDraw. Assim aparecerão apenas os arquivos referentes ao StarDraw. Depois escolha o arquivo desejado.

    3. Clique no botão Abrir.

    1.7.8. Como rotacionar objetos?

    Para rotacionar objetos no StarDraw faça o seguinte:



    1. Selecione o objeto a ser selecionado.

    2. Vá ao menuFormatar-> Posição e tamanho.

      Use a janela Posição e Tamanho para rotacionar o objeto.

    1.7.9. Como desenhar um círculo atraves do StarDraw?

    Para desenhar um círculo faça o seguinte:



    1. Vá ao ícone "Elipse" na barra de ferramentas do StarDraw. Pressione o botão esquerdo do mouse por alguns segundos, quando aparecer a caixa de diálogo selecione o ícone "Círculo". Haverá dois círculos. Selecione o preenchido se quiser desenhar um círculo preenchido com cor ou textura. Selecione o vazio se quiser somente uma moldura.

    2. A seguir vá para a área de desenho, presione o botão esquerdo do mouse e arraste-o sem soltar. Quando o círculo atingir o tamanho desejado solte o botão do mouse.

    3. Obs: Se quiser fazer uma alteração proporcional, ou seja, alterar o tamanho da figura sem perder as suas proporções, é só redimensionar pressionando a tecla SHIFT.

    1.7.10. Como rotacionar objetos 3D?

    Para rotacionar objetos 3D faça o seguinte:



    1. Vá até a Barra de Ferramentas e escolha a ferramenta "Efeitos".

    2. Escolha a opção "Rodar" no menu suspenso "Efeitos". Clique sobre a figura em 3D e arraste o mouse para rotacionar o objeto.

    1.7.11. Como combinar objetos através do StarDraw?

    Combinar objetos significa fazer com que o conjunto se comporte como um único objeto. Por exemplo, quando se edita a cor, todos os objetos escolhidos passam a ter a mesma cor. Uma característica interessante da combinação é o fato de que quando dois objetos se sobrepõe a região em sobreposição é ignorada, ou seja, no seu lugar surge um buraco.

    Para combinar objetos faça o seguinte:



    1. Primeiro selecione os objetos. Clique nos objetos que se quer selecionar junto com a tecla SHIFT pressionada.

    2. Depois vá ao menu Modificar-> Combinar

      Para descombinar vá ao menu Modificar-> Descombinar

    1.7.12. omo converter objetos para 3 dimensões?



    1. Primeiro selecione o objeto a ser convertido.

      Vá ao menuModificar-> Converter Em 3d,

      ou,

      Vá ao menuModificar-> Converter-> Objeto de rotação 3D.

    1.7.13. Como ajustar texto a um objeto?

    Podemos ajustar texto a um objeto. Para alinhar um texto a um objeto faça o seguinte:



    1. Crie um objeto, por exemplo uma curva a mão livre, usando a ferramenta "Curva feita a mão".

    2. Selecione o objeto criado, clique na ferramenta "Texto" na barra de ferramentas e começe a digitar um texto qualquer (dentro do objeto criado! Sem criar uma nova caixa de edição!).

    3. Selecione o texto digitado, com o mouse e a tecla SHIFT até que todo o texto fique com uma tarja preta. Vá ao menu Formatar-> Caracteres e formate o tamanho, tipo, cor, etc... de letras.

    4. Vá ao menu Formatar-> FontWork. Aparecerá uma janela chamada "FontWork".

      Selecione alguma opção do FontWork, como por exemplo "Inclinar na horizontal". Pronto, já temos um texto alinhado a um objeto.

      Obs: O FontWork possui muitas opções diferentes. É necessário que o usuário teste cada uma para saber como elas trabalham.

    1.7.14. Como trabalhar com curvas no StarDraw?

    Este é um exemplo para transformar uma reta em curva.



    1. Primeiro desenhe uma reta usando a ferramenta "Linhas e setas" na barra de Ferramentas. Selecione a linha criada (apenas clique nela)

    2. Se a Barra de Objetos não sofrer uma modificação nos seus ícones, então clique no ícone "Editar pontos" na mesma barra.

    3. Selecione um ponto da reta (normalmente o maior). Vá até a Barra de Objetos e clique no ícone "Converter em curva". Um novo ponto aparecerá na reta. Arraste esse novo ponto pela tela e trabalhe como quiser com a curva.

      Este procedimento também serve para polígonos.

    1.7.15. Como importar texturas?



    1. Vá ao menu Formato-> Área-> Modelos de bitmap->Importar...

    2. Na janela "Import" escolha a textura desejada.

    1.7.16. Como editar caracteres no StarDraw?



    1. Para se criar efeitos com caracteres primeiro é preciso digitar algo com a ajuda da ferramenta "Texto" na barra de ferramentas do StarDraw.

    2. Selecione um texto. Depois vá ao menu Formatar->Caracteres, depois selecione um tipo de caracter, determine um tamanho, uma cor e defina alguns efeitos.

    1.7.17. Como usar níveis no StarDraw?

    Uma opção interessante do StarDraw é o uso de níveis, ou camadas. Em cada camada pode ser desenhada uma parte do desenho, facilitando desta forma a edição das partes.

    Acompanhando os passos seguintes é possível desenhar um helicóptero num céu de chuva:



    1. Vá ao menuInserir-> Nível.

    2. Altere o nome do nível para céu.

    3. Selecione o modo de nível junto à barra de rolagem horizontal; a seguir selecione o nível céu.

    4. Vá ao menu Inserir->imagem->do ficheiro... e selecione a imagem opt/office52/share/gallery/photos/clouds.jpg.

    5. Vá ao menu Inserir-> Nível.

      Altere o nome do nível para heli.

    6. A seguir selecione o nível heli junto à barra de rolagem horizontal.

    7. Vá ao menu Inserir-> Imagem -> Do ficheiro...

    8. Selecione a imagem /opt/office52/share/gallery/clipart/helicptr.wmf

    9. Aproxime a figura do helicóptero com o zoom que se encontra em forma de uma lupa na barra de ferramentas.

    10. Agora selecione a área do fundo, as nuvens.

    11. Agora selecione novamente o helicóptero (é um pouco difícil fazer isso).

    12. Para selecionar o helicóptero e editá-lo teremos que:



    • Selecionar na barra de rolagem horizontal o ícone Modo nível.

    • Selecionar o nível céu.

    • Dar um clique com o botão direito do mouse sobre a guia céu; na caixa de diálogo selecionar "Modificar nível".

    • Na caixa de diálogo desmarcar a opção "Visível".

    • A partir de agora poderemos selecionar a figura do helicóptero sem problemas.

    • A imagem de fundo fica invisível, facilitando a edição do helicóptero; para voltar a ver o fundo basta marcar a opção "Visível" novamente.

    1.7.18. Como inserir objetos 3D utilizando o StarDraw?



    1. Vá até a barra de ferramentas e selecione o ícone Objetos 3D.

    2. Haverá um menu suspenso com seis opções de sólidos geométricos.

    3. É só escolher um deles.

    1.7.19. Como vetorizar bitmaps no StarDraw?

    A vetorização de bitmaps basicamente se resume em converter uma imagem (bitmap) em vetorial. Para isso faça o seguinte:



    1. Primeiro abra um bitmap. Vá ao menu Inserir-> Imagem-> Do ficheiro... e abra uma imagem.

    2. Clique em abrir.

    3. Selecione o objeto bitmap.

    4. Vá ao menu Modificar-> Converter Em polígono.

    5. Abrirá uma nova janela. Regule as predefinições, previzualize; caso esteja satisfeito clique no botão OK.

    1.7.20. Como inserir texto no StarDraw?

    Para inserir texto no StarDraw faça o seguinte:

    Vá a barra de ferramentas e clique por alguns segundos sobre o ícone "Texto". Aparecerá uma pequenaja nela com três opções para inserção de texto. Mova a janela para a área de trabalho do StarDraw e escolha uma das opções:



    • "Texto": Cria uma caixa de texto dentro da qual poderemos digitar um texto.

    • "Ajustar texto à moldura": Cria uma caixa de texto que, quando modificada em tamanho, faz com que o tamanho dos caracteres a acompanhem.

    • "Legenda": Cria uma caixa de texto com uma linha de chamada.