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    1.3. STARCALC

    1.3.1. Como faço inserir anotações em uma célula?

    Para inserir anotações em uma célula, deve-se posicionar o cursor na célula onde irá entrar com a anotação, e depois, na barra de menus, selecione Inserir->Anotações; será visualizada uma caixa de texto para entrarmos com a anotaçào, que ficará sempre visível sempre que o ponteiro do mouse passar sobre a célula que a contém.

    1.3.2. Conceitos Básicos

    Existem alguns conceitos que são básicos e universais a respeito de planilhas de cálculos. Os conceitos de linha, coluna e células. O conceito de linhas e colunas é intuitivo. Célula seria o encontro de uma linha com uma coluna. Na parte superior e lateral esquerda, temos o que chamamos de "Barra de ferramentas" . Na parte superior temos as ferramentas jé conhecidas para abrir documentos, salvar, imprimir e algumas ferramentas novas para formatação de números, casas decimais, formato de dinheiro, além de um botão conhecido como "Auto Piloto" para fórmulas matemáticas; existe tabmém uma linha utilizada ma edição de células, para a entrada de valores ou de texto.

    Já no lado esquerdo temos algumas ferramentas para inserir imagens, células,objetos, além de correção ortográfica, filtros. Todas as opções estão disponíveis apartir da barra de menus. As células de uma planilha aceitam quatro tipos diferentes de dados. São eles: texto, números, fórmulas e anotações.

    1.3.3. Como copiar, recortar e colar numa planilha?

    A forma de usar estas funções é idêntica a do StarWriter.



    1. Selecione uma célula ou um grupo de células com o mouse.

    2. Vá ao menuEditar-> Copiar para copiar o texto selecionada.

    3. Vá ao menuEditar-> Cortar para recortar o texto selecionado.

    4. Vá ao menu Editar-> Colar para colar um texto previamente copiado ou recortado.

    1.3.4. Como criar listas em uma planilha?

    Esta é uma dúvida que está fora do escopo do suporte.

    Faremos como exemplo uma lista de meses do ano. Para isso siga os passos abaixo:



    1. Na célula onde você deseja colocar a lista de seleção, escreva o primeiro nome da lista. No nosso caso "janeiro".

    2. Agora é preciso fazer uma lista dos meses. O StarOffice faz a lista dos meses automaticamente. Para isso, selecione a célula (a célula fica com uma moldura). Depois clique no pequeno quadrado que fica no canto inferior direito e arraste o mouse para baixo. O StarOffice completa automaticamente os nomes dos meses. Pare de arrastar o mouse quando chegar o mês de dezembro. Note que as células da lista estão todas selecionadas.

    3. Com os elementos da lista selecionada vá ao menuFormatar-> Linha->Ocultar e pronto, a lista está criada.

    4. Para acessar a lista, clique em uma célula, na mesma coluna onde a lista foi criada e pressione CTRL-D e a lista aparecerá em ordem alfabética.

      OBS: So sao possiveis listas com caracteres com numeros, nao e possivel a criacao de listas .

    1.3.5. Como faço para alterar o valor de uma célula?

    Para remover ou alterar o caracter de uma célula, basta posicionar o cursor sobre a célula escolhida e pressionar a tecla F2 para que fique disponível a alteração. Feita a devida alteração, basta pressionar a tecla Enter para que seja confirmada a alteração e o cursor siga para a linha seguinte.

    Comandos utilizados durante a Edição (alteração da célula)

    Teclado Ação
    BackSpace Apaga caractere à esquerda do cursor
    Crtl+BackSpace Apaga a palavra à esquerda do cursor
    Crtl+Del Apaga a palavra à direita do cursor
    Del Apaga o caractere à direita do cursor
    Seta para a esquerda Move o cursor um caractere à esquerda
    Seta para a direita Move o cursor um caractere à direita
    Home Move o cursor para o início da linha de edição
    End Move o cursor para o fim da linha de edição
    Esc Cancela o modo de edição e retorna a planilha
    Crtl+Seta para a esquerda Move o cursor uma palavra à esquerda
    Crtl+Seta para a direita Move o cursor uma palavra à direita


    1.3.6. Como faço para formatar uma planilha?

    Para utilizar a função é necessário primeiro selecionar a área na qual a função irá atuar.

    Para que a planiha fique com um aspecto mais profissional recomenda-se que os números estejam formatados. Para que isso aconteça deve-se selecionar a região a ser formatada; na barra de menus, selecione:

    Formato->Células->Números->Categoria->Moeda, para colocar os números em Reais. Caso você veja que alguns números estejam substituídos por #, significa que o número é muito grande e não cabe no espaço reservado para ele. Para alterar esse espaço vá até o topo da coluna e passe com o ponteiro do mouse entre os nomes das colunas, você verá ection public "-//Conectiva SA//DTD DocBook Conectiva variant o ponteiro do mouse se transforma; nesse momento, pressione o botão direito do mouse e o desloque lateralmente, alterando assim o tamanho da coluna. Uma forma mais fácil ainda seria dar um duplo clique neste mesmo ponto, e a coluna formatará um tamanho mínimo para a visualização perfeita de todas as células.

    1.3.7. Como faço para formatar o tipo de letra, efeitos, estilo e tamanho.

    Na parte inferior da janela há uma linha indicando se o caractere usado será mostrado da mesma forma na impressora ou não. Sempre poderemos acompanhar a formatação através da janela de previsualização. A opção de efeito com contorno só será válido para alguns tipos de caracteres.

    Para acessar as opções siga a seguinte sequência de Menus: Formatar->célula->"aba caracter"

    Alinhamento:

    Esta é uma das opções mais interessantes, pois possibilita a formtação do texto em nível de orientação dentro da célula, podendo o mesmo ser rotacionado, orientado na vertical/horizontal e quebrado (várias linhas), entre outras coisas. Para acessar as opções siga a seguinte sequência de Menus: Formatar->célula->"aba alinhamento"

    Contornos:

    Define os contornos de uma célula ou de uma região selecionada, podendo esses contornos terem vários tipos de espessuras, cor de linha e sombras, com cores definidas pelos usuários. Para acessar as opções siga a seguinte sequência de Menus: Formatar->célula->"aba contorno"

    Plano de fundo:

    Define a cor de fundo da célula ou região selecionada pelo usuário. Para acessar as opções siga a seguinte sequência de Menus: Formatar->célula->"aba plano de fundo"

    1.3.8. Como faço para formatar as células da planilha?

    Para formatar números nas células usaremos o menu Formato->Células.

    Será apresentada uma caixa de diálogo com 6 guias.

    Números:

    Nesta guia é possível formatar a maneira como o número será visualizado. Temos categorias predefinidas, tais como número percentagem, moeda, data, hora, científico, fração, valor lógico, texto e definido pelo usuário (para casos mais específicos)

    A Seleção de idiomas é utilizada para definir algumas formatações típicas de cada localidade, do tipo"moeda", "data", por exemplo, se na planilha temos Brasil(Real), quando mudamos o país para EUA teremos a moeda automaticamente formatada para Dólar. Atenção, que neste caso não ocorre o câmbio da moeda, só uma formatação.

    Em opções temos a quantidade de casas decimais, zeros à esquerda, números negativos em vermelho, casa dos milhares com separador. Podemos ver o resultado final na Caixa previsualizar.

    Códigos de formato

    Posição do dígito Açã o
    # Não mostrar zeros nesta posição
    0 Mostrar zeros nesta posição, se não houver o que mostrar


    Exmeplos:

    Número exemplo Código de formato Resultado
    3456.78 ####.# 3456.8
    9.9 #.0000 9.900
    13 #.0# 13.0
    1234.567 #.0# 1234.57
    5.75 # ???/??? 5 3/4
    6.3 # ???/??? 6 3/10
    .5 0.## 0.5


    Para mostrar uma vírgula como separador dos milhares, insira uma vírgula no formato do número como no exemplo abaixo:

    Número exemplo Código de formato Resultado
    15000 #,### 15,000
    16000 #, 16


    Pode-se também formatar a cor do número, simplesmente colocando o nome da cor entre colchetes dentro da seção. As cores disponíveis estão abaixo.

    Código Cor
    CYAN ciano
    BLACK preto
    MAGENTA magenta
    WHITE branco
    GREEN verde
    BLUE azul
    RED vermelho
    YELLOW amarelo


    Pode se ainda formatar espaços de tempo utilizando as regras abaixo:

    Formato a ser mostrado Código
    Mês como 3. M
    Mês como 03. MM
    Mês como Jan-Dez MMM
    Mês como Janeiro-Dezembro MMMM
    Dia como 2.28 D
    Dia como 02.28 DD
    Dia como Dom-Seg NNN
    Dia como Domingo-Segunda NNNN
    Ano como 00-99 YY
    Ano como 1900-2078 YYYY
    Hora como 0-23 h
    Hora como 00-23 hh
    Minutos como 0-59 m
    Minutos como 00-59 mm
    Segundos como 0-59 s
    Segundos como 00-59 ss


    Códigos de formato para texto e espaços.

    Para mostrar símbolos, coloque-os entre aspas ou coloque uma contra-barra(\) antes do símbolo. Para mostrar números como porcentagem, adicionar um sinal de % à formatação do número. Outros códigos de formatos, poderão ser pesquisados junto a Ajuda Interativa.

    1.3.9. Para criar gráficos no StarCalc siga os seguintes passos:



    1. Primeiro selecione o intervalo dos valores que deseja representar graficamente.

    2. Vá ao menuInserir->Gráfico. Será mostrada a caixa de diálogo do "Auto-Formato Gráfico" que efetuará a montagem do gráfico em quatro etapas.

    3. Na caixa de diálogo é possível visualizar o intervalo de células selecionado. Se desejar alterá-lo, pressione o botão "Afastar" (que se encontra à direita do intervalo). Selecione novamente os dados e pressione o mesmo botão, continuando assim com a edição da caixa de diálogo. Inclua no intervalo os cabeçalhos de linha e coluna. A seguir, marque as opções de "Primeira fila como legenda","Primeira coluna como legenda". Clique no botão"Continuar".

    4. Agora, é necessário escolher o tipo de gráfico que será usado (entre os vários tipos disponíveis). Deve-se escolher também a seqüência em que os dados serão apresentados: linhas ou colunas. Clique no botão "Seguinte".

    5. Nesta etapa, é possível selecionar uma variante do gráfico escolhido e a orientação da linha da grelha. Clique em "Seguinte".

    6. Agora, é necessário definir os títulos do gráfico, a colocação de legenda e o título dos eixos. Clique no botão "Criar". O gráfico será então apresentado. Este gráfico é interativo, ou seja, qualquer alteração nos dados da planilha atualizará o gráfico automaticamente.

    1.3.10. Como importar planilhas utilizadno o StarCalc?

    O StarCalc pode importar planilhas em vários formatos, dentre os quais podemos destacar:



    • StarCalc 5.0

    • StarCalc 4.0

    • StarCalc 3.0

    • StarCalc 1.0

    • MS Excel 2000

    • MS Excel 97

    • MS Excel 95

    • MS Excel 5.0

    • MS Excel 4.0

    • Lotus 123

    Para fazer importação do MS Office faça o seguinte:



    1. Vá ao menuFicheiro->Autopiloto->Importação Microsoft...Será apresentada uma caixa de apresentação.

    2. Clique em "Seguinte" e terá a caixa de diálogo.

    3. Há nesta caixa três opções de importação: WinWord, Excel e PowerPoint. Selecione o Excel.

    4. Em "Atalho dos documentos Excel:" é só digitar o diretório onde residem os arquivos do Excel. Em "Atalho dos documentos StarCalc exportados:" é só digitar o diretório de destino para os arquivos que serão gerados pela importação. A importação está feita.

      Uma forma simples de importar um único documento é:



    1. Vá menuFicheiro-> Abrir... Em "Tipo de ficheiro:" selecione o formato a ser importado pelo StarCalc. Depois, em "Nome de ficheiro:" selecione o nome do arquivo a ser convertido.

    2. O StarCalc abrirá o arquivo. Trabalhe nele como quiser.

    3. Para gravar vá ao menu Ficheiro -> Guardar como... Em "Tipo de ficheiro:" selecione "StarCalc 5.0". Em "Nome de ficheiro:" coloque o nome que o arquivo convertido deverá ter. Clique "Guardar" e pronto. Obs: Embora o StarCalc esteja bem provido de fórmulas, as importações não são perfeitas, necessitando de algumas modificações. Lembrando ainda o fato de que não é permitido importar/abrir planilhas com senha.

    1.3.11. Como imprimir através do StarCalc?



    1. Primeiro selecione a região a ser impressa, marcando-a com o mouse.

    2. Vá ao menu Formatar-> Áreas de Impressão-> Definir, definindo assim a área de impressão.

    3. Para visualizar o documento antes da impressão vá ao menu Ficheiro -> Ver->Página.

    4. Depois de definida a área de impressão é importante definir a formatação do papel. Vá ao menu Formatar-> Página..., onde poderá formatar a margem, o formato do papel, configuração da paisagem ou retrato, e a orientação da impressão, entre outras coisas.

    5. Vá ao menu Ficheiro-> Imprimir...Selecione a impressora no campo "Nome".

      Clique no botão "Propriedades" para configurar as propriedades da impressora,caso seja necessário. Configure a área de impressão e defina o número de cópias. Clique OK para confirmar a impressão.

    1.3.12. Como inserir figuras no StarCalc?

    Para inserir imagens faça o seguinte:



    1. Na barra de menus, selecione: Inserir-> Imagem-> Do Ficheiro...

    2. Na caixa de diálogo recém aberta escolha uma figura para ser inserida. No diretório /opt/office52/share/gallery há algumas figuras que acompanham o StarOffice 5.2, dentro dos diretórios clipart e photo.

    3. Ao visualizar a figura, basta dar um duplo clique nela ou clicar no botão "Abrir".

    1.3.13. Como criar modelos no StarCalc?

    No StarCalc é possível a utilização de modelos na edição de planilhas para os mais diversos fins. Para isso faça o seguinte:



    1. Vá ao menu Ficheiro -> Novo-> Apartir de modelo...

    2. Escolha em Categorias a opção "Finanças" e em seguida escolha um dos modelos disponíveis, como por exemplo o modelo "Orçamento".

    1.3.14. Como faço para ocultar as linhas ou colunas de uma planilha?

    Quando se esta trabalhando com uma planilha muito grande, às vezes torna-se necessário ocultar algumas partes menos significativas para que possamos ter uma melhor visão do conjunto. Nesse caso pode-se primeiro selecionar as células que serão ocultadas, e em seguida , utilizando o menu de contexto Ocultar ou Mostrar ( botão da direita do mouse sobre a indicação (número) da primeira linha selecionada).

    Para utilizar os menus da barra de ferramentas basta clicar em:

    Formatar->Linhas->Ocultar para linhas

    ou Formatar->colunas->Ocultar-> para as colunas.

    1.3.15. Como faço para fazer cálculos com planilhas?

    Segue abaixo um exemplo de cálculo simples em uma planilha.

    FÓRMULAS:



    1. Coloque o cursor na célula A3 e em seguida digite o valor 200 pressionando a tecla Enter após ter digitado.

    2. O cursor irá para a célula A4, entre com o valor 20 pressionando a tecla Enter após ter digitado o valor.

    3. Nesta célula entre com os seguintes dados: =A3+A4 Na célula A5 será visualizado o valor do resultado que no exemplo acima seria 220, caso o valor das células A3 e A4 seja alterado o valor final será atualizado também. Para utilizar a multipicação (*), subtração (-) e a divisão (/) basta substituir o símbolo + da expressão pelos símbolos acima citados.

    Estes são os passos básicos para a implemantação de uma planiha.

    FUNÇÕES:

    As funções aritméticas básicas também poderão ser utilizadas nas fórmulas com os respectivos sinais "+", "-", "*", "/", de acordo com a regra, "multimplicação e divisão" são calculadas antes das "somas ou subtrações". Uma mesma fórmula pode ser representada de várias maneiras, utilizando sempre a que for mais prática em cada caso, por exemplo, em lugar de =SOMA(A1:B1), podemos escrever =A1+B1. Os parênteses também podem ser usados porém a colocação destas terá que ser correta pois caso esteja no local errado a mesma fórmula poderá gerar resultados diferentes. Por exemplo a fórmula =1+2*3 terá um resultado diferente de =(1+2)*3.

    Exemplos de Fórmulas no StarCalc.

    Fórmula Ação
    =A1+10 Mostra o conteúdo da célula A1 acrescida de 10
    =ARREDONDAR(A1;1) Arredonda o conteúdo de A1 com uma casa decimal.
    =EFECTIVA(5%;12) Calcula a taxa de juro efetiva de 5% ao ano em 12 pagamentos.
    =B8-SOMA(B10:B14) Soma os valores entre B10 e B14 e subtrai o valor de B8.
    =SOMA(B8;SOMA(B10:B14)) Soma os valores entre B10 e B14 e soma o valor de B8


    Qual a diferença entre fórmulas e funções?

    Fórmulas: qualquer fato, regra ou princípio expresso por símbolos algébricos. Exemplo: E=MC2.

    Função: Grandeza relacionada a outra, de tal modo que a cada valor da primeira corresponda a um valor da segunda: y=x2+3x+4.

    1.3.16. Como faço para proteger as células da minha planilha?

    As células protegidas não poderão ser alteradas por terceiros. Esta ferramenta é util quando cria-se formulários interativos, onde outras pessoas utilizarão a planilha para a entrada de dados. Evita-se desta forma que o formulário seja alterado ou até mesmo apagado. Para que esta opção funcione, primeiro deve-se desproteger o intervalo de células que poderão ser alteradas (O padrão do StarOffice é de trazer as células protegidas); na barra de menus selecione Formato-> Células->"aba proteção de célula" e desative a opção protegido. Em seguida é necessário proteger a planilha; isto é feito no menu Ferramentas-> Proteger documento->Folha. Na caixa de diálogo que é apresentada deve ser digitada uma senha, e repetida esta senha para a confirmação.

    1.3.17. Como trabalhar com a seleção de células no StarCalc utilizando o teclado?

    Os conjuntos de teclas abaixo permitem selecionar células ou conjunto de células:

    CTRL-A

    Seleciona todas as células.

    CTRL-SHIFT-END

    Seleciona a faixa de células abaixo e à direita do cursor.

    CTRL-SHIFT-HOME

    Seleciona a faixa de células a cima e à esquerda do cursor.

    CTRL-SHIFT-Seta para a direita

    Seleciona faixa de células para a direita.

    CTRL-SHIFT-Seta para a esquerda

    Seleciona faixa de células para a esquerda.

    SHIFT-Seta para baixo

    Seleciona células abaixo a partir do cursor.

    SHIFT-Seta para cima

    Seleciona células para cima a partir do cursor.

    SHIFT-Seta para a esquerda

    Seleciona células a esquerda à partir do cursor.

    SHIFT-Seta para a direita

    Seleciona células a direita a partir do cursor.

    Ainda é possível selecionar uma coluna ou linha. Utilizando o mouse, clique sobre o cabeçalho de linhas ou colunas.

    É possível também selecionar células com o mouse, arrastando o mouse com o botão direito do mouse pressionado.

    Os conjuntos de teclas acima funcionam em blocos de seleção únicos. Se for necessário selecionar mais de um bloco, utilize a tecla CTRL juntamente com a ação de selecionar blocos com o ponteiro do mouse.