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    1.2. STARWRITER

    1.2.1. Como faço para numerar de forma automática e organizada os capítulos de meu documento?

    Trabalhar com numeração automática de capítulos é essencial quando trabalhamos com documentos longos, pois permite-nos navegar mais facilmente pelo documento e gerar índices automaticamente.

    No StarWriter, a numeração de capítulos é aplicada na forma de níveis. Veja o exemplo abaixo:

    Estilo Nome do capítulo
    Titulo1 1. StarOffice
    Titulo2 1.1. Introdução
    Titulo2 1.2. Público Alvo
    Titulo2 1.3. Aplicativos do Pacote
    Titulo3 1.3.1. StarWriter
    Titulo3 1.3.2. StarCalc
    Titulo3 1.3.3. StarDraw
    Titulo4 1.3.3.1. Como fazer desenhos


    E assim por diante.

    Note que utilizamos um estilo para cada nível dos títulos. Isto facilita o trabalho de organização do texto, permitindo que o StarWriter gere automaticamente o seu índice, por exemplo, e possibilitando a navegação utilizando-se o Navegador.

    O que deve ser feito, então, é criar um estilo para cada nível de título desejado, e então, para cada nível aplicar o estilo referente.

    Para criar um estilo de numeração:

    Abra o Estilista, pressionando F11.

    Posicione o cursor no parágrafo onde deseja aplicar o estilo (Titulo1, por exemplo) e dê um duplo-clique no nome do estilo na janela do Estilista.

    Agora, o parágrafo encontra-se com o estilo aplicado. Para configurá-lo, posicione o cursor no parágrafo (caso não esteja lá) e selecione Ferramentas-> Numeração de Capítulos.

    Para o estilo Titulo1, por exemplo, escolhe-se o Nível 1. Escolha depois o tipo de numeração, no campo Número. Note que no campo Previsualizar é mostrado como está seu estilo de numeração. Experimente os outros campos até que esteja feliz com o resultado.

    Na guia Posição pode-se determinar os recuos e espaçamentos do estilo em questão.

    Clique OK e observe que o parágrafo já refletirá as mudanças.

    Repita o procedimento para todos os níveis de títulos.

    Depois de criados, os estilos podem ser aplicados utilizando-se o Estilista.

    1.2.2. Por que quando faço uso das aspas no StarWriter, a mudança automática de linha sem quebra nas palavras não acontece mais?

    Quando uma linha como essa é digitada:

    teste teste "teste teste" paralelepipedo paralelepipedo paralelepipedo para lelepipedo.

    A quebra automática de linha falha, a palavra é quebrada onde a linha terminou. Isso acontece quando:

    digita texto-> espaço-> abre aspas-> digita texto-> fecha aspas->digita texto (sem espaço)-> retorna cursor apagando tudo até o fecha aspas-> espaço -> digita texto novamente.

    Quando chegar ao fim da linha as quebras de linhas irão falhar. A palavra será quebrada sem nenhuma formatação.

    Esse é um bug do StarWriter para Linux, na versão para Windows o mesmo erro não foi encontrado.

    Para corrigir isso faça o seguinte:



    1. No StarWriter vá ao menu Ferramentas-> Auto Correcção/Auto Formato...

    2. Selecione aba "Aspas tipográficas".

    3. No quadro "Aspas duplas", desmarque a opção "Substituir".

      Agora que a autocorreção não irá mais alterar os caracteres das aspas ("), o erro de quebra de palavra não acontecerá mais.

    1.2.3. O que é e para que serve o Auto Texto?

    O Auto Texto é utilizado para inserir informações que usamos com frequência, como uma tabela, figura, assinatura, logotipo da empresa, etc.

    Funciona da seguinte maneira: ao digitar o atalho definido, seguido de F3, o texto (ou o que quer que seja) referente a esse atalho é inserido.

    Para configurar um Auto Texto:

    Selecione o conteúdo que se deseja gravar no Auto Texto. Lembre-se sempre que este conteúdo pode ser praticamente qualquer coisa: um bloco de texto, uma tabela, uma figura, gráfico e outras coisas que sua imaginação permitir. Selecione Editar -> AutoTextoou pressioneCTRL-F3.

    Insira um nome para o AutoTexto no campo Nome.

    Em Atalho, escreva o código que vai ser usado como atalho. Procure colocar algo pequeno e que facilmente lembre o assunto do AutoTexto. Por exemplo: pode-se ter um atalho chamado "tab1" que insira sua tabela 1, um atalho chamado "pr" que insira a descrição de sua impressora, um outro chamado "eu" que insira seu nome completo, e assim por diante.

    Clique então no botão AutoTexto/Novo e depois no botão "Fechar".

    Para inserir o Autotexto, digite o atalho definido seguido de F3.

    1.2.4. Como acrescentar cabeçalhos e rodapés em documentos do StarWriter?

    Os cabeçalhos e rodapés são utilizados quando se deseja padronizar um documento, fazendo com que todas as páginas deste façam parte de um conjunto coerente. Pode-se, por exemplo, ter o nome de sua empresa no cabeçalho, e ele se repetirá em todas as páginas do documento. No rodapé, por exemplo, pode-se ter o número das páginas e a data de impressão do documento. Qualquer coisa escrita nos campos de cabeçalho e rodapé se repetirá em todas as páginas do documento.

    Para inserir um cabeçalho/rodapé:

    Selecione Inserir-> Cabeçalho-> Padrão... ou Iserir-> Rodapé-> Padrão...

    Para escrever no cabeçalho/rodapé, clique sobre o mesmo e digite o conteúdo necessário.

    Estes são cabeçalhos e rodapés padrão, pois têm formatos padronizados e são mais fáceis de usar.

    Caso o padrão não seja de seu agrado, pode-se ativar os cabeçalhos e rodapés através da formatação das páginas, o que possibilita um maior controle sobre as opções.

    Selecione Formatar-> Página-> Cabeçalho

    Formatar-> Página-> Rodapé

    Selecione "Activar Cabeçalho" ou "Activar Rodapé"

    Ajuste os valores e opções a seu gosto e clique OK.

    1.2.5. Como trabalhar com colunas no StarWriter?

    Existem três maneiras de se trabalhar com colunas no StarWriter: página de colunas, seção de colunas e moldura de colunas.



    • Página de colunas: É quando configura-se a página toda, ou mesmo todo o documento, para que sejam utilizadas colunas.

      Selecione Formatar-> Página...-> Colunas

      Escolha a quantidade de colunas e clique OK

    • Seção de Colunas Aplicada somente a uma parte do texto (chamada seção):

      Selecione a parte do texto que se quer que seja formatada em colunas (este passo pode ser pulado, se voce ainda estiver para digitar este texto) Selecione Inserir-> Secção... Clique no botão "Colunas"

      Informe a quantidade de colunas, o espaçamento entre elas e clique OK.

    • Moldura de Colunas

      Podem ser usadas em artigos jornalísticos.

      Selecione Inserir-> Molduras Selecione a guia "Colunas"

      Defina a quantidade de colunas e clique OK

      Ou use o botão "Inserir Colunas" na barra de ferramentas.

    1.2.6. Existe a possibilidade de se desenhar no próprio StarWriter.

    Clique no botão "Mostrar funções de desenho", na barra de ferramentas. Na verdade, o StarWriter assume algumas das funções do StarDraw. Pode-se copiar desenhos diretamente do StarDraw para dentro de um documento do StarWriter.

    Abaixo uma pequena descrição da Barra de Objetos de Desenho:

    Seleção: utilizada para selecionar objetos. Para selecionar mais de um objeto, contorne-os segurando o botão do mouse ou clique-os mantendo a tecla CTRL pressionada.

    Linha: Desenha linhas.

    Retângulo:

    Elipse: Desenha retângulos e elipses. Se for pressionada a tecla SHIFT enquanto se desenha, serão desenhados quadrados e círculos.

    Polígono: Desenha objetos com vários lados. Para editar os vértices, utilize a função "Editar Pontos", na barra de objetos de desenho.

    Bézier: Permite criar objetos ponto a ponto, com capacidade de gerir os pontos e desenhar curvas.

    Forma Livre: Desenho para formas livres.

    Arco, Sectograma e Segmento de Círculo: Desenho de círculos ou ovais, permitindo cortes.

    Texto: Desenha caixas de texto. Pode-se formatar o texto normalmente, além de se poder definir cores e estilos para a caixa.

    Texto Animado: Cria textos animados

    Legenda: Cria legendas.

    1.2.7. Afinal, para que servem Estilos?

    Estilos são conjuntos de configurações de texto que podem ser facilmente aplicados. Imagine que você quer que alguns parágrafos de seu texto tenham fonte Arial, tamanho 8, Itálico, recuado 5 cm da margem direita, com espaçamento duplo e espaço de 3 cm antes do parágrafo. Você pode aplicar cada uma destas características manualmente, uma a uma, para cada parágrafo. Em um texto pequeno, isso até pode ser viável, mas na edição de uma monografia, por exemplo, isso é insanidade.

    Para facilitar nossa vida, podemos usar um Estilo que contenha todas estas configurações. Definimos que o estilo "Citacao", por exemplo, contém todas estas características. Assim, basta aplicar _o estilo_ aos parágrafos selecionados, e a formatação se dará automaticamente, sem maiores dores de cabeça e utilizando apenas um comando.

    Lembrando ainda que um estilo pode ser configurado com formatações de páginas, bordas, parágrafos, caracteres e molduras.

    Uma outra vantagem na utilização de estilos é a facilidade de alteração de seu documento. Pode-se mudar toda a aparência de um documento apenas modificando o estilo que estiver aplicado nele.

    Para utilizar e gerenciar Estilos, usa-se o Estilista. Selecione Formatar-> Estilistaou pressione a tecla F11.

    Note que existem cinco grupos de estilos, representados por botões na parte superior da janela: parágrafos, caracteres, molduras, página e numeração. Utilize estes botões para navegar entre os vários tipos de estilos.

    Para criar um novo Estilo

    Crie um texto ou parágrafo com todas as formatações que deseja incluir.

    Abra a janela do Estilista

    Posicione o cursor no parágrafo que servirá de modelo.

    Clique no botão "Novo Estilo A Partir da Seleção". Informe um nome para o novo estilo. Clique OK e note que seu novo estilo encontra-se na lista.

    Aplicar um Estilo

    Posicione o cursor no local aonde deseja que o estilo seja aplicado e dê um duplo clique no nome do estilo, na janela do Estilista. Utilize este procedimento na primeira vez que for utilizar determinado estilo.

    Depois de utilizar o estilo uma vez, ele passará a fazer parte da lista contida na opção "Aplicar Estilo", que se encontra na barra de objetos. Use a lista para aplicar estilos mais facilmente.

    Criar Estilos a partir de estilos preexistentes

    Abra o Estilista

    Posicione o cursor no parágrafo que servirá de modelo.

    Selecione o estilo que se deseja aproveitar e clique em "Novo".

    No campo "Nome", informe um nome para seu novo estilo.

    Faça as alterações que desejar e clique OK.

    Para Alterar Estilos

    Abra o Estilista

    Selecione o estilo que se deseja alterar.

    Faça as alterações que desejar e clique em "Actualizar Modelo".

    Note que todos os parágrafos que estiverem utilizando este estilo serão automaticamente atualizados.

    Utilizar o Estilo de um documento em outro

    Selecione Formatar-> Modelos-> Carregar...

    Escolha o documento do qual deseja utilizar os estilos e marque a opção Sobregravar. Clique OK.

    1.2.8. Quais as ferramentas disponíveis para formatar parágrafos no StarWriter?

    Todas as ferramentas descritas a seguir afetarão apenas os parágrafos selecionados ou o parágrafo onde encontra-se o cursor, a não ser que se especifique o contrário.

    Todas as funções de formatação de parágrafo estão reunidas no menuFormatar->Parágrafo...Segue uma descrição de cada uma das guias desta janela:



    1. Avanços e Espaçamento:

      Avanço de Parágrafo: Note que estas opções também se encontram na barra de objetos.

      Da esquerda: Especifica a distância que o parágrafo todo vai ficar da margem esquerda da folha, em centímetros. Pode-se usar a régua de formatação, também. Para isso, basta mover o triângulo inferior da régua até a medida desejada.

      Da Direita: Idem acima.

      1a. Linha: Especifica a distância que a primeira linha do parágrafo vai ficar da margem esquerda da folha. Pode-se usar a régua de formatação, também. Para isso, basta mover o triângulo superior da régua até a medida desejada.

      Automaticamente: A primeira linha será indentada de acordo com o tamanho da fonte e o espaçamento de linhas. O valor em "1a. Linha" será ignorado

      Espaçamento:

      Superior: Especifica o espaço, em centímetros, que será deixado antes de cada parágrafo.

      Inferior: Especifica o espaço, em centímetros, que será deixado depois de cada parágrafo.

      Entrelinhas: Especifica o espaçamento entrelinhas do parágrafo.

      Previsualizar: Mostra como seu(s) parágrafo(s) ficará(ão) depois de clicar em OK.

    2. Alinhamento:

      Opções: Esquerda, Direita, Centro e Justificado.

      Justificado: Última Linha: Especifica o alinhamento da última linha do parágrafo. Se a opção "Expandir uma só palavra" estiver acionada, qualquer palavra que fique sozinha na última linha de um parágrafo será "esticada" até ocupar toda a linha.

    3. Fluxo de Texto: Especifica opções como Divisão Silábica, controle de como devem ser tratadas as últimas linhas de um parágrafo, etc.

    4. Numeração: Define o estilo de numeração do parágrafo, para o caso de ele ser numerado.

    5. Tabulação: Define as marcas de tabulação do parágrafo. Esta opção pode ser ajustada através da régua de formatação.

    6. Iniciais: Define as configurações para inicias capitulares.

    7. Contornos: Definições de contornos do parágrafo (bordas)

      Plano de Fundo: Definições do plano de fundo do parágrafo.

    1.2.9. Preciso hifenizar meu texto enquanto estou digitando?

    Não. O StarWriter realiza hifenização (separação de sílabas de palavras que se encontram no fim de uma linha) automaticamente. Talvez a única coisa que o sr. precise fazer seja realizar uma verificação dessa hifenização automática. Para tanto, siga os passos:

    Selecione Ferramentas-> Divisão Silábica...

    Uma janela com a palavra a ser hifenizada será mostrada. Use as setas abaixo da palavra para definir onde a separação deverá acontecer.

    Clique em "Separar" para aceitar as mudanças e passar para a próxima palavra.

    Clique em "Continuar" para ignorar e passar para a próxima palavra.

    Clique em "Remover" para remover a separação da palavra e passar para a próxima.

    Clique em "Cancelar" para sair da verificação de hifenização.

    1.2.10. Como inserir imagens utilizando o StarWriter?

    O StarWriter possui uma galeria de imagens localizada no diretório /opt/office52/share/gallery/clipart. Ele permite que se faça busca de imagens de vários formatos diferentes, como jpg, tiff, bmp, wmf, eps e outros.

    Para inserir imagens:

    Selecione Inserir-> Imagem -> Do Ficheiro...

    Selecione a imagem que deseja abrir. Note que ela é mostrada na janela.

    Clique em Abrir ou dê um duplo clique no nome da mesma.

    1.2.11. Como eu localizo e substituo texto no StarWriter?

    Utilizando as funções Localizar e Substituir, você pode rapidamente localizar palavras ou expressões dentro do seu documento e, se desejado, substití-las automaticamente por outras.

    SelecioneEditar->Localizar e Substituir...ou pressione CTRL-G.Uma janela aparecerá, com as seguintes opções:

    Localizar: Escreva aqui a palavra ou expressão que deseja-se localizar. Para localizá-la, clique então no botão "Localizar". Usando "Localizar tudo" localiza-se todas as ocorrências da expressão dentro do texto.

    Substituir: Escreva aqui a expressão pela qual deseja substituir a expressão entrada em "Localizar". Para substituí-las, clique em "Substituir". Para substituir todas as ocorrências do texto, clique em "Substituir tudo".

    Observe que algumas opções adicionais podem ser setadas, na área Opções.

    1.2.12. Existe alguma maneira de controlar as modificações feitas em um documento?

    Selecione Editar -> Modificações.

    Opções:

    Gravar: Ativando esta opção, ela gravará todas as alterações efetuadas no documento.

    Mostrar: Todas as modificações efetuadas aparecerão em vermelho, marcadas para serem identificadas.

    Aceitar ou Rejeitar: Ao ativar esta opção, uma janela aparecerá com um alista das alterações feitas, podendo-se escolher a alteração, aceitar ou rejeitá-la.

    A forma de apresentação da janela Aceitar ou Rejeitar pode ser configurada no menu Ferramentas-> Opções -> Documento de Textos -> Modificações

    Comentário: Coloca-se o cursor no parágrafo modificado e clica-se nesta opção. Uma janela aparecerá para que se possa inserir o comentário. para concluir, basta clicar OK.

    Unir Documentos: Utilizada quando se deseja unir dois documentos e manter apenas o que não estiver repetido nos dois. Útil, por exemplo, para quem trabalha no mesmo documento em casa e no escritório, e desejam atualizar os documentos.

    Para comparar documentos, use a função Unir Documentos. Ela lhe informará o que há de diferente e de igual em ambos.

    1.2.13. Existe uma maneira decente de trabalhar com notas de rodapé e finais no StarWriter?

    Sim. Existe uma maneira de automatizar a inserção e atualização de notas de rodapé finais, sem dores de cabeça.

    Notas de Rodapé são referenciadas normalmente na mesma página onde se encontra a palavra. São aquelas explicações sobre algum termo que se encontra na página seguido de um número. Pode-se definir se a chamada será um número ou algum outro caractere.

    Notas Finais seguem o mesmo conceito das Notas de Rodapé, com a diferença que são colocadas no final do documento.

    Para criar uma nota (de rodapé ou final):

    Posicione o cursor logo após a palavra onde deseja que seja inserida a chamada (o numerozinho) Selecione Inserir-> Nota de Rodapé... Selecione se as notas serão numeradas ou se serão indicadas por um caractere qualquer. Selecione o tipo da nota (Rodapé ou Final). Clique OK.

    Note que um número (ou um caractere) foi inserido no local onde se encontrava o cursor. Agora deve-se digitar o texto da nota. Ao terminar, clique no número (caractere) da nota que acabou de ser criada.

    O StarWriter faz a numeração automática das notas. Pode-se, por exemplo, inserir uma nova nota antes da nota número 1, e ele renumerará todas as notas do documento e suas respectivas referências. Assim como se uma nota for apagada.

    Pode-se navegar por todas as notas criadas em um documento de uma maneira bastante prática. Para isso, posicione o cursor antes da numeração de uma nota e selecione Editar-> Notas de Rodapé...

    Uma janela aparecerá com duas setas na parte inferior. Utilize-as para navegar por todas as notas do documento.

    1.2.14. Para que serve a ferramenta de sinônimos?

    Sinônimos são palavras diferentes na escrita que têm o mesmo significado. A importância de se utilizar esta ferramenta é tornar seu texto menos repetitivo, mais polido, menos prolixo e por aí afora. Talvez uma palavra que o sr. escreveu não tenha ficado bem, mas o sr. não lembra de nenhuma outra para substituí-la. Com a ferramenta de sinônimos do StarWriter seu problema está resolvido.

    Para acessar a ferramenta de sinônimos:

    Selecione a palavra a ser pesquisada.

    Selecione Ferramentas-> Sinônimos...

    Clique no Significado da palavra pesquisada e selecione um dos sinônimos da lista.

    Clique OK.

    A palavra selecionada será substituída pelo sinônimo escolhido.

    1.2.15. Como inserir e formatar tabelas no StarWriter?

    Além das funções básicas de uma tabela comum, como melhorar a apresentação de dados e textos, as tabelas no StarWriter podem executar funções do StarCalc, o aplicativo de planilhas eletrônicas do StarOffice, o que as tornam extremamente poderosas.

    Para inserir uma tabela:

    Pressione CTRL-F12, ou

    Clique no botão "Inserir Tabela", na barra de ferramentas.

    elecione Inserir-> Tabela.Uma janela será mostrada com as seguintes opções:

    Nome: Especifique um nome para a tabela.

    Tamanho: Coloque o número de linhas e colunas da tabela a ser inserida. Opções:



    • Título: Quando marcado, considera a primeira linha da tabela como um cabeçalho.

    • Repetir em todas as páginas: Quando marcado, repete a primeira linha da tabela (o cabeçalho marcado acima) em todas as páginas, no caso da tabela ser dividida.

    • Não dividir tabela: Impede que a tabela seja dividida, a não ser que seja maior que a página.

    • Contornos: A tabela será criada com contornos padrões.

    • Auto-formato: formata a aparência da tabela de acordo com modelos pré-definidos.

    Formatação de Tabelas:

    O formato de apresentação das tabelas é extremamente flexível, podendo ser adequado a qualquer situação que se deseje. Pode-se formatar contornos, estilos de linhas de contornos e cores de fundo, além das formatações de caracteres usuais.

    Para formatar os contornos de uma tabela:

    Selecione as células da tabela onde se quer que sejam aplicados os contornos.

    Clique no botão "Contorno".

    Selecione a posição dos contornos.

    Para formatar os estilos de linha:

    Selecione as células da tabela onde se quer que sejam aplicados os estilos de linhas.

    Clique no botão "Estilo de Linha".

    Selecione o estilo desejado.

    Para formatar a cor de fundo:

    Selecione as células da tabela onde se quer que seja aplicada a cor de fundo.

    Clique no botão "Cor de Fundo".

    Selecione a cor desejada.

    Edição de Tabelas:

    Apagar Linhas e Colunas:

    Selecione as linhas/colunas que deseja apagar Selecione Formatar-> Linha ou Coluna Eliminar Ou clique com o botão direito do mouse sobre a coluna/linha e selecione Linha-> Eliminar"ou Coluna-> Eliminar Ou utiliza a barra de ferramentas.

    Inserir Linhas e Colunas: Selecione as linhas/colunas que deseja apagar Selecione Formatar-> Linha ou Coluna -> Inserir. Ou clique com o botão direito do mouse sobre a coluna/linha e selecione Linha-> Inserir ouColuna-> Inserir Ou utiliza a barra de ferramentas.

    1.2.16. Por que meu StarOffice usa esses termos estranhos?

    O StarOffice foi traduzido para o português de Portugal, e por isso alguns dos termos podem parecer meio estranhos para nós. A seguir temos alguns importantes para o uso dos aplicativos:

    Portugal Brasil
    ficheiro arquivo
    contorno borda
    base de dados banco de dados
    maiúsculas menores caixa alta
    Centrado centralizado
    ordenar classificar
    rato mouse
    deslocar documento rolar documento
    guardar salvar
    ecrã tela


    O StarOffice permite que configuremos todos os menus e comandos, através da função "configurar", no menu "ferramentas".

    A versão 5.2 possui suporte para verificador ortográfico em português do Brasil.